.

17 outubro 2020

Distanciamento social e retorno à escola em tempos de pandemia: ideias de atividades

✎ Por Ekatherina Ugnivenko

Embora a pandemia de COVID-19 continue sendo uma realidade ao redor do mundo e o Brasil seja um dos epicentros da doen√ßa, inst√Ęncias p√ļblicas e institui√ß√Ķes privadas v√™m insistindo em um retorno ao ensino presencial - ao menos parcial, para acolhimento de crian√ßas e adolescentes.

Este post tem como inten√ß√£o trazer ideias pr√°ticas para estes momentos de reencontro. Sabemos que este √© um ano que tem demandado demais dos professores, e por isso vamos elencar diferentes atividades poss√≠veis em um ambiente que respeite o distanciamento social e diferentes configura√ß√Ķes que possam vir a se apresentar em diferentes realidades escolares.

No post de hoje falaremos sobre algumas atividades coletivas, que podem ser realizadas em grupos de diferentes tamanhos. As ideias a seguir s√£o possibilidades para diferentes faixas et√°rias. Ao longo das pr√≥ximas semanas, traremos mais sugest√Ķes!


Cumprimento personalizado

Convide seus alunos para definir um gesto que ser√° o cumprimento do grupo. Embora algumas ideias tenham se disseminado nas m√≠dias (como o toque de p√©, ou de cotovelo), considere estimular movimentos que respeitem preferencialmente um metro e meio de distanciamento.  


C√°psula do tempo

Convide os alunos para levarem para a escola registros do ano atual. Estes registros tamb√©m podem ser produzidos na escola, aproveitando que esta produ√ß√£o pode ser feita individualmente. Cuide para que os alunos registrem suas ideias individualmente, para que os registros representem a pluralidade das impress√Ķes dos alunos. Al√©m disso, inclua desenhos, recortes de revista, jornais ou panfletos. Para dar um toque pessoal para a c√°psula do tempo, inclua tamb√©m fotos das crian√ßas. Outros objetos n√£o perec√≠veis tamb√©m s√£o bem vindos, desde que a atividade seja muito bem explicada aos alunos: a c√°psula do tempo n√£o dever√° ser aberta t√£o cedo... 


Defina coletivamente algumas informa√ß√Ķes importantes com os alunos: quem ir√° abrir a c√°psula do tempo: outra turma, ou a turma deles? Quanto tempo a c√°psula ficar√° fechada: alguns meses, um ano, dois anos? Onde a c√°psula ficar√° armazenada? 

Para finalizar, escreva coletivamente com o grupo uma carta explicativa contando sobre o momento atual para o momento da abertura da c√°psula do tempo. Escolha um recipiente adequado ao local e ao tempo de armazenamento. 

Lembre-se de criar um registro pessoal sobre a atividade, com a data em que a c√°psula deve ser aberta, e o local onde ela est√° armazenada.


Caça ao tesouro

Defina um ou mais objetos a serem encontrados pelos alunos. Esconda os itens de um modo que os alunos explorem localiza√ß√Ķes diferentes sem aglomera√ß√£o. Escreva pistas adequadas √† faixa et√°ria alvo. Explore outros recursos que fa√ßam parte da realidade dos alunos e dos conte√ļdos trabalhados na turma, como por exemplo: leitura de mapas, opera√ß√Ķes matem√°ticas, charadas em outro idioma. Esta atividade cabe perfeitamente em diferentes sequ√™ncias did√°ticas, onde os alunos podem desenhar o mapa que ser√° utilizado na atividade: um mapa da escola, do andar da sala de aula, do quarteir√£o. Al√©m disso, um momento de fechamento para compartilhar os achados e os desafios vividos √© muito valioso. 


Exposição de arte

Defina uma linguagem art√≠stica, um tema coerente para o grupo e convide os alunos para criarem algo. Lembre-se de separar os materiais para que os alunos possam utiliz√°-los individualmente. Ap√≥s a conclus√£o da atividade - respeitando o diferente tempo de cada crian√ßa - organize um momento de apresenta√ß√£o oral para o grupo. 


Mímica

Que tal brincar de m√≠mica? Defina um tema com as crian√ßas e as organize para que todas tenham a sua vez de participar. Quando a brincadeira for perdendo o desafio, misture os temas, ou informe com a ajuda de recursos visuais ou por escrito o que cada aluno dever√° realizar na m√≠mica. Segue algumas sugest√Ķes de categorias: animais, meios de transporte, profiss√Ķes, objetos do dia-a-dia. N√£o esque√ßa de ouvir os alunos sobre possibilidades diferentes para as categorias, como games e desenhos animados.


O mestre mandou

Esta é outra brincadeira que todas as crianças conhecem, e que funciona muito bem apesar do distanciamento necessário. Se assegure de que as crianças estão nos lugares definidos, e direcione os alunos a realizarem uma série de movimentos corporais. Encontrar uma atividade paralela para os alunos que "saírem" da brincadeira é um recurso importante que fará com que todas as crianças continuem envolvidas na proposta. Além disso, descentralizar o comando da brincadeira e deixar as crianças sugerirem os movimentos também pode ter um ótimo impacto! Lembre-se apenas de definir regras objetivas sobre o espaço individual de cada um os protocolos sanitários estabelecidos em sua região.

Qual √© a realidade na escola em que voc√™ trabalha? Voc√™ tem outras sugest√Ķes de atividades para compartilhar? Deixe um coment√°rio!

Fala, Pr√ī! √© contra a volta √†s aulas enquanto o Brasil for o epicentro da atual pandemia de COVID-19. Nossas publica√ß√Ķes t√™m como prop√≥sito trazer reflex√Ķes e sugest√Ķes de viv√™ncias que contribuam para a realidade de professoras, professores e demais funcion√°rios, j√° que inst√Ęncias p√ļblicas e institui√ß√Ķes privadas insistem no retorno.


Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

imagem-logo