.

29 outubro 2022

Eleições 2022: Uma aventura da consciência

✎ Por Mayara Gonçalves

Se tem uma coisa que alguém que vive no Brasil sabe é que este país não é para amadores. Desde 2018 (ou 2016, com o golpe?), as terras Tupiniquins têm experimentado o gosto amargo do fascismo no poder e, com a perspectiva de uma mudança advinda das eleições de 2022, muitas e muitos de nós deixaram a ansiedade negativa de lado para dar lugar à esperança de um país que sai mais uma vez no mapa da fome e volta a abrigar um lugar de destaque por suas políticas educacionais.

Foto por Fernanda Fusco, 2019. Imagem meramente ilustrativa.

Não sei quantas/os de vocês, educadoras e educadores, ficaram surpresas/os com o resultado do primeiro turno das eleições (escrevo esse texto para o Fala, Prô! há um dia do segundo turno), mas quando digo que esse país não é para amadores é porque ele é o único que tem terraplanistas elegendo um astronauta vendedor de travesseiro.

Além disso, tem a candidata a vice-presidente, mulher com deficiência, que não se posiciona quando questionada se deve escolher entre uma pessoa que defendeu todas as políticas de inclusão/humanização de quem é como nós e um genocida que nos apagou do mapa. Até observei como a outra candidata de sua chapa nunca a deixou abrir a boca durante suas campanhas, nem sequer no Dia da Pessoa com Deficiência. Mas depois desse posicionamento dela eu "passei um pano", como dizem os jovens. "Passando pano pra latifundiária agro é pop - nova revelação do centrão brasileiro, Mayara?" Pois é. A que ponto chegamos! 

Eu chamo esses pequenos recortes de representação do Brasil atual que, por vezes, não faz sentido algum. E se eu fosse política, que discurso faria na minha posse? Talvez aquele que salva o coração de muitas e muitos em tempos tão retrógrados como esses. Precisamos de centenas de Éricas, Mônicas, Sônias, Guilhermes e outrEs, gente como a gente, ocupando espaços! Precisamos do povo, desde pequeno, construindo o saber dentro de uma escola centrada nas potencialidades - ao invés de precisar passar seu tempo suplicando aos quatro ventos para que ela continue existindo.


É sim uma aventura da consciência: não só aquela da qual jorrou esse texto que você está lendo, mas principalmente a de classe - porque só essa nos faz escolher as batalhas certas para lutar todos os dias. Batalhas que só as Marias e Josés (que não tiveram outra escolha a não ser viverem como lembranças dentro de nós) sabiam lutar. Para que escritos como o que vem a seguir (que também é fruto dos últimos dias) não precisem ser lidos em voz alta por todas as vozes que, amargas, seguem à procura do seu tom.

Participação do influenciador Ivan Baron na Super Live Brasil da Esperança

Clique na imagem para ampliar!
Minha perspectiva: olhar através das grades e desigualdades. Essa foto que tirei em Positano (da Itália agora também dominada pela sombra do fascismo) sempre me intrigou. Porque apesar de estar lá para poder tirá-la (depois de 5 anos trabalhando direto e virando noite), ficar sentada em minha cadeira de rodas "atrás das grades", olhando os barcos dos ricões que gente da minha classe nunca vai poder ter, me fez pensar em um outro tipo de vida que queria para todo mundo.

Talvez uma em que ninguém precisasse lidar com fronteiras, desigualdades, fome, desconhecimento, apagamento, preconceitos e essa sensação horrível de que, para ter o básico (sim: conhecer outras culturas e vivenciar experiências que agregam em quem somos também faz parte do básico!), você precisa mesmo deixar um pouco de si para o outro e colher os "frutos do seu mérito". Já pensou que loucura o mundo sem essas grades invisíveis que o homem criou para aprisionar a ele mesmo? Em outras formas de viver e de pensar, elas existiriam só para cumprir a doce tarefa de evitar acidentes... e não para separar aqueles que podem, acessam e vivenciam dos demais.

Gostou? Então deixe seu comentário aí embaixo. Nos vemos na próxima, prôs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo