.

29 junho 2017

Avaliação: Autoavaliação na Educação Básica

✎ Por Fernanda Fusco
Mãozinhas fazendo uma autoavaliação no Infantil I

Durante toda a minha educa√ß√£o b√°sica, eu sequer havia ouvido falar em autoavalia√ß√£o: s√≥ fui conhecer este termo na gradua√ß√£o, quando meu grupo e eu tivemos que avaliar um de nossos trabalhos para compor parte da nota final. Lembro que nessa e nas outras vezes em que me avaliei senti muita dificuldade: como recordar de todo o percurso e me dar uma nota justa? Ser√° que se eu me avaliasse com um 10 seria muita falta de mod√©stia? Um 7 seria muito pouco para o meu esfor√ßo e dedica√ß√£o? Ser√° que minha professora concordaria com isso? Qual nota ser√° que ela me daria? Talvez se eu tivesse vivenciado essa experi√™ncia anos antes, n√£o seria t√£o complicado e eu n√£o teria receio em ser mais honesta e espont√Ęnea!

Mas ser√° que √© poss√≠vel propor autoavalia√ß√Ķes durante a educa√ß√£o b√°sica? Ser√° que as crian√ßas e adolescentes t√™m maturidade para refletir acerca de seus comportamentos, conhecimentos, habilidades, compet√™ncias...? Ao fazer est√°gio em uma escola de Educa√ß√£o Infantil da rede particular, descobri que sim, √© poss√≠vel fazer desde muito pititico!

Sempre realizo autoavalia√ß√Ķes com os alunos e estas complementam os meus registros sobre cada um. Ela pode ser realizada com toda a turma ou individualmente, voc√™ orientando item por item ou deixando que leiam sozinhos, em folha impressa ou no pr√≥prio computador, conversando coletivamente e perguntando como cada um est√° preenchendo ou deixando-os em sil√™ncio... Depende de como voc√™ ou a turma preferir! O importante √© adequar a linguagem √† cada faixa et√°ria (ou explicar o significado das palavras que n√£o conhecem), pensar em itens para avaliar inspirados em sua rotina (nas regras de conviv√™ncia constru√≠das pelo grupo, por exemplo) e orient√°-los para serem sinceros, j√° que dever√£o observar o que ainda precisam melhorar para um pr√≥ximo per√≠odo (m√™s, semestre, ano). Propor para que utilizem l√°pis-de-cor ou giz-de-cera para colorir deixa o registro muito mais visual e f√°cil de interpretar!

√Č importante lembr√°-los tamb√©m com frequ√™ncia para direcion√°-los ao longo do ano:

"Vocês disseram na autoavaliação que sempre ajudam a organizar a sala, mas é isso o que está acontecendo agora?"

"Lembra na autoavaliação que você disse que iria melhorar em relação ao convívio com os colegas? Você acha que deve se esforçar um pouco mais?"

"Na autoavaliação, você explicou que no mês passado não caprichava tanto em suas atividades. Agora vejo que está se dedicando mais!"

O resultado sempre √© muito positivo, mesmo que realizada apenas uma vez! As crian√ßas e adolescentes normalmente demonstram grande interesse em superar o que consideram negativo e adoram fazer compara√ß√Ķes no final do per√≠odo para descobrir o que mudaram!

Para se inspirar, deixarei links de algumas autoavalia√ß√Ķes que fiz ao longo desses anos:


E voc√™, j√° trabalhou com autoavalia√ß√Ķes? Relate as suas impress√Ķes nos coment√°rios! =)

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

imagem-logo