.

31 julho 2017

Entrevista: Carlos Lima e Educomunicação

✎ Por Fernanda Fusco
O Fala, Pr√ī! tamb√©m √© espa√ßo para entrevistas com profissionais da nossa √°rea! E para come√ßar 
bem, a nossa primeira √© com Carlos Lima, coordenador do N√ļcleo de Educomunica√ß√£o da SME-SP e criador do Imprensa Jovem, projeto educomunicativo que envolve o protagonismo de alunos e professores da rede. Carlos tamb√©m √© professor de L√≠ngua Inglesa, radialista e especialista em Educomunica√ß√£o, al√©m de ter atuado como Conselheiro Municipal de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o da  Cidade de S√£o Paulo.

Carlos Lima em videoconferência. Arquivo pessoal do educomunicador.
Nesta entrevista, o professor explica o que √© educomunica√ß√£o, quais os projetos que envolvem esse conceito na SME-SP e qual a sua import√Ęncia para as nossas escolas. Com a palavra, Carlos Lima: Fala, Pr√ī!

O que significa "educomunicação"?

Educa√ß√£o com a comunica√ß√£o ou comunica√ß√£o para educa√ß√£o, Paulo Freire j√° dizia Educa√ß√£o √© Comunica√ß√£o, neste sentido o professor √© um educomunicador nato.  A Educomunica√ß√£o √© novo campo de conhecimento. Trata-se de um conceito que relaciona dois importantes campos e que promove o exerc√≠cio do di√°logo na pr√°tica educativa. Na escola a Educomunica√ß√£o promove a express√£o comunicativa e criativa dos estudantes, a leitura cr√≠tica da m√≠dia, a express√£o respons√°vel do direito a comunica√ß√£o, o protoganismo com participa√ß√£o e a media√ß√£o tecnol√≥gica.

Quando e como começou o projeto Nas Ondas do Rádio?

O Nas Ondas do R√°dio √© parte de um processo hist√≥rico de implementa√ß√£o  da Educomunica√ß√£o na Rede. Este tem in√≠cio em 2001 com o projeto Educom.R√°dio que a transforma em lei, Programa Educom lei 13.941/2004. Com a lei, a Educomunica√ß√£o passa a ser uma politica p√ļblica na cidade de S√£o Paulo. O Nas Ondas do R√°dio surge como projeto na Rede para implementar esta pol√≠tica p√ļblica. Transforma-se em Programa Nas Ondas do R√°dio com a portaria 5791/2009 e transforma-se no setor N√ļcleo de  Educomunica√ß√£o,  articulado ao Curr√≠culo em 2006 a partir da Reorganiza√ß√£o Administrativa de SME.  Apesar das transforma√ß√Ķes ao longo dos anos, atravessando gest√Ķes a proposta se mant√©m fiel aos preceitos da Educomunica√ß√£o.


Conheça mais: Projeto História Oral com o professor Carlos Lima

Quais foram os outros projetos que nasceram a partir dele?

O Imprensa Jovem foi sem d√ļvida o projeto mais importante da transforma√ß√£o da Educomunica√ß√£o na Rede. Trouxe a perspetiva aos projetos de diversificar ou mesmo integrar m√≠dias diversas e Cultura Digital aos projetos de Educomunica√ß√£o. At√© 2005 o R√°dio Escolar representada pelo projeto Educom.R√°dio, era a √ļnica linguagem desenvolvida como proposta de Educomunica√ß√£o. Com a chegada na Rede do Imprensa Jovem, o R√°dio Escolar se ampliou suas atividades pedag√≥gicas nos intervalos escolares para se transformar em ag√™ncias de not√≠cias. Ent√£o outros projetos como Jornal e Blog, tamb√©m passaram a se associar ao Imprensa Jovem ajudando a expandir a proposta de Educomunica√ß√£o na Rede. 

Hoje a Secretaria Municipal de Educa√ß√£o de SP conta com um n√ļcleo de Educomunica√ß√£o. Quais mudan√ßas que a cria√ß√£o desse n√ļcleo trouxe?

De fato a import√Ęncia do N√ļcleo de Educomunica√ß√£o, √ļnico no pa√≠s em uma Secretaria Municipal de Educa√ß√£o √© a consolida√ß√£o de uma pol√≠tica p√ļblica de Educa√ß√£o. A Comunica√ß√£o t√£o importante para o desenvolvimento da vida e portanto um direito humano, pode atrav√©s da Educomunica√ß√£o ter espa√ßo no Curriculo com as linguagens de comunica√ß√£o. Apesar da confus√£o que ainda existe sobre Educomunica√ß√£o com a proposta de Tecnologias as a√ß√Ķes buscam melhorar o ecossistema comunicativo nas rela√ß√Ķes humanas e na transversalidade dos diversos conhecimentos curriculares. Ganha a Rede com um setor independente que atende da Educa√ß√£o Infantil ao Ensino M√©dio e todas as outras frentes educativas da Rede. 

Qual a import√Ęncia da educomunica√ß√£o nas e para as escolas da Rede?

A escola tem dificuldade de se comunicar com ela pr√≥pria, com a sua comunidade. A Educomunica√ß√£o entre as suas diversas possibilidades pedag√≥gicas ta√≠ para dar uma for√ßa para melhorar esta realidade.

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

imagem-logo