.

31 julho 2017

Entrevista: Carlos Lima e Educomunicação

✎ Por Fernanda Fusco
O Fala, Prô! também é espaço para entrevistas com profissionais da nossa área! E para começar 
bem, a nossa primeira é com Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP e criador do Imprensa Jovem, projeto educomunicativo que envolve o protagonismo de alunos e professores da rede. Carlos também é professor de Língua Inglesa, radialista e especialista em Educomunicação, além de ter atuado como Conselheiro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da  Cidade de São Paulo.

Carlos Lima em videoconferência. Arquivo pessoal do educomunicador.
Nesta entrevista, o professor explica o que é educomunicação, quais os projetos que envolvem esse conceito na SME-SP e qual a sua importância para as nossas escolas. Com a palavra, Carlos Lima: Fala, Prô!

O que significa "educomunicação"?

Educação com a comunicação ou comunicação para educação, Paulo Freire já dizia Educação é Comunicação, neste sentido o professor é um educomunicador nato.  A Educomunicação é novo campo de conhecimento. Trata-se de um conceito que relaciona dois importantes campos e que promove o exercício do diálogo na prática educativa. Na escola a Educomunicação promove a expressão comunicativa e criativa dos estudantes, a leitura crítica da mídia, a expressão responsável do direito a comunicação, o protoganismo com participação e a mediação tecnológica.

Quando e como começou o projeto Nas Ondas do Rádio?

O Nas Ondas do Rádio é parte de um processo histórico de implementação  da Educomunicação na Rede. Este tem início em 2001 com o projeto Educom.Rádio que a transforma em lei, Programa Educom lei 13.941/2004. Com a lei, a Educomunicação passa a ser uma politica pública na cidade de São Paulo. O Nas Ondas do Rádio surge como projeto na Rede para implementar esta política pública. Transforma-se em Programa Nas Ondas do Rádio com a portaria 5791/2009 e transforma-se no setor Núcleo de  Educomunicação,  articulado ao Currículo em 2006 a partir da Reorganização Administrativa de SME.  Apesar das transformações ao longo dos anos, atravessando gestões a proposta se mantém fiel aos preceitos da Educomunicação.


Conheça mais: Projeto História Oral com o professor Carlos Lima

Quais foram os outros projetos que nasceram a partir dele?

O Imprensa Jovem foi sem dúvida o projeto mais importante da transformação da Educomunicação na Rede. Trouxe a perspetiva aos projetos de diversificar ou mesmo integrar mídias diversas e Cultura Digital aos projetos de Educomunicação. Até 2005 o Rádio Escolar representada pelo projeto Educom.Rádio, era a única linguagem desenvolvida como proposta de Educomunicação. Com a chegada na Rede do Imprensa Jovem, o Rádio Escolar se ampliou suas atividades pedagógicas nos intervalos escolares para se transformar em agências de notícias. Então outros projetos como Jornal e Blog, também passaram a se associar ao Imprensa Jovem ajudando a expandir a proposta de Educomunicação na Rede. 

Hoje a Secretaria Municipal de Educação de SP conta com um núcleo de Educomunicação. Quais mudanças que a criação desse núcleo trouxe?

De fato a importância do Núcleo de Educomunicação, único no país em uma Secretaria Municipal de Educação é a consolidação de uma política pública de Educação. A Comunicação tão importante para o desenvolvimento da vida e portanto um direito humano, pode através da Educomunicação ter espaço no Curriculo com as linguagens de comunicação. Apesar da confusão que ainda existe sobre Educomunicação com a proposta de Tecnologias as ações buscam melhorar o ecossistema comunicativo nas relações humanas e na transversalidade dos diversos conhecimentos curriculares. Ganha a Rede com um setor independente que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e todas as outras frentes educativas da Rede. 

Qual a importância da educomunicação nas e para as escolas da Rede?

A escola tem dificuldade de se comunicar com ela própria, com a sua comunidade. A Educomunicação entre as suas diversas possibilidades pedagógicas taí para dar uma força para melhorar esta realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo