.

11 janeiro 2018

Lapbook: Mais um recurso de ensino-aprendizagem

✎ Por Fernanda Fusco
Gosto muito de usar o Pinterest para procurar algumas inspirações de atividades ou projetos. Nessas minhas pesquisas descobri o Lapbook, um mini-livro que pode ser utilizado como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de qualquer tema, para qualquer faixa etária, e pode ser produzido pelo professor, pela turma ou por cada aluno.

Lapbook das Plantas, confeccionado em 2017 pela turma do Infantil I
O lapbook tem como objetivo reunir informações sobre determinado assunto em uma espécie de pasta confeccionada com papel e assim facilitar o estudo e revisar determinados tópicos. Esses tópicos, diferente de um livro ou caderno convencional, são organizados por abas ou envelopes, facilitando a busca por um assunto específico e possibilitando uma maior interação com o material.

Fotos tiradas pelas crianças, escrita coletiva, colagem, desenho, leitura...
No ano passado, uma das sequências didáticas que realizei com a minha turma de Infantil I (4 a 5 anos) foi a respeito das plantas, seu crescimento, suas principais partes, cuidados e alimentos de origem vegetal. O Lapbook das Plantas foi o resultado desses estudos, onde, aos pouquinhos, incluíamos algumas informações. No final do processo, as crianças manipularam seus livros, relembraram do que aprenderam e levaram para casa para apresentar aos seus familiares.

Montando uma árvore de acordo com as suas partes, ordenando o crescimento da planta e queba-cabeça do jardim
A estrutura do nosso lapbook foi planejada antes mesmo de começarmos a sequência. No entanto, é possível construir com base nas pesquisas e interesses que surgirem ao longo dos estudos, de acordo com a necessidade da sua turma!

Que tal construir um lapbook em 2018? Deixo abaixo algumas imagens que reuni que podem também servir de inspiração para um próximo projeto! Venha contar nos comentários sobre o resultado! 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo